Agricultura Agronegócios Comércio Destaque Economia Notícias Novo Progresso

COOPERNOVA ASSEMBLEIA GERAL 2017

IMG_3168

O Secretario de Agricultura de Novo Progresso o Senhor João Borges e o funcionário da Secreataria de Agricultura Gilberto Alvarenga estiveram presente na Reunião da Assembleia Geral da Coopernova em Terra Nova do Norte. O objetivo da participação do Senhor João Borges na Assembleia Geral 2017 foi para adquiri conhecimento de como funcionar a cooperativa e a sua administração. Na reunião estava presente mais de 1000 associados que participaram na aprovação de contas do exercício 2016 e outras propostas.

IMG_3131A assembleia geral realizada neste ano  servir para comemora os 30 anos de fundação da cooperativa, antes de iniciar a reunião foram convocados seis  associados fundadores da coopernova que estavam presente e foi prestado uma homenagem a eles. Concedendo o diploma de membro fundadores da copernova para cada um deles.

A Coopernova além de trabalhar com leite ela trabalhar com a fruticultura, fabricação de rações, loja que fornece diversos produtos para o homem do campo.

Tendo a Coopernova como uma das suas atividades economica a fruticultura essa atividade econômica  em um futuro próximo poderá servir como um  incentivo para  os produtores de Novo Progresso e Região a diversificar a sua produção com o plantio de frutas. Hoje a cooperativa trabalha com as seguintes frutas: Maracujá, caju, goiaba e acerola.

Na assembleia geral foi destacado tanto os pontos positivos e negativos. Como pontos positivos podemos destacar os seguintes:  o pagamento em dia para os fornecedores de leite, transparência na administração do patrimônio dos associados, assistência técnica aos produtores, atendimento dos funcionários , qualidade dos lácteos, comunicação e informação via comitês e o programa de incentivos aos associados.

Como pontos negativos  foi verificado os seguintes:  falta de produtos nas lojas, preços dos produtos não informados, baixa participação dos associados nas reuniões dos comites, baixar participação dos associados nos programas da cooperativa.

Observando os pontos positivos e negativos na assembleia geral  chegar-se  a conclusão que o sucesso da coopernova foi alcançado devido ao seu modo de administra  o patrimônio dos associados com muita  transparencia focada no zelo do patrimônio da cooperativa adquirido nos  últimos   30 anos de sua existência,  foco direcionada aos seus associados através da assistência técnica e um comite atuante com reuniões permanentes para conversar sobre os problemas dos associados em cada localidade a onde a cooperativa atua. E através das reuniões dos comites que a cooperativa identifica os problemas dos associados e trabalhar junto com os seus  associados para resolvelos.

IMG_3165Na reunião foi falado sobre a atuação da Coopernova no Estado do Pará particularmente no município de Novo Progresso, foi falado sobre o potencial do leite que poderá ser produzido na região( Novo Progresso, Castelo e Cachoeira da Serra). Ficou decidido que a Coopernova ira efetuar o seu primeiro carregamento de leite no Estado do Pará para o MatoGrosso no dia 01 de maio de 2017.

A assembleia Geral 2017 foi muito construtiva no sentindo de prepara o Secretário de Agricultura de Novo Progresso o Senhor João Borges para a criação da cooperativa do leite.

IMG_3181

IMG_3204