Estado do Pará e Região Notícias Novo Progresso

Carteira de Identidade no Pará terá agendamento eletrônico

 

Agendamento da expedição do documento de identidade pode ser feito por telefone ou pela internet

Carteira de Identidade

Considerado o pioneiro pela forma gratuito de emitir a primeira via da Carteira de Identidade há cerca de 99 anos, o Estado do Pará também sai na frente no agendamento eletrônico. A Diretora de Identificação Enéas Martins, da Polícia Civil, informou que o agendamento da expedição do documento de identidade pode ser feito por telefone ou pela internet.

O atendimento é feito no horário marcado. Não há necessidade de filas.  Existem duas alternativas para solicitar o agendamento eletrônico: pelo site www.policiacivil.pa.gov.br, onde o solicitante receberá o número do protocolo via e-mail, após preencher um formulário; ou pelo o Call Center, onde o número do protocolo é fornecido pelo atendente.

O atendimento por telefone funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelos números 4006-9002, 4006-9020 ou 4006-9046. O serviço de agendamento e emissão de Carteira de Identidade é gratuito. Para ser atendido com hora marcada é necessário apresentar o número do protocolo e a documentação exigida, como certidão de nascimento.

Desde que começou a ser emitida no Pará, há 99 anos, a primeira via da carteira de identidade não é cobrada. Quem afirma é o papiloscopista Ricardo de Paula, responsável pela A prática paraense, a partir de agora, será estendida a todo território nacional. Através de lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no dia 19 deste mês, no Diário Oficial da União.

Segundo a lei, a segunda via do documento, no entanto, poderá ser cobrada. O que também já ocorre no Pará. No Estado, para a expedição da segunda via da carteira de identidade é cobrado uma taxa de R$ 31,65. O valor é reajustado anualmente com base em cálculos feitos pela Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa).

O processo tradicional (sem agendamento) continua funcionando normalmente. A distribuição de senhas começa às 7h30. Veja a lista completa de postos e endereços no link ‘identificação’, localizado na lateral esquerda do site www.policiacivil.pa.gov.br.

Fonte: RG 15/O Impacto

por: Edson Santos

Notícias relacionadas

8º Prêmio Networking homenageia empresários e talentos

Edson Santos

Despedida de solteiro termina em acidente

Edson Santos

Procurador-geral da República diz que ser ministro não blinda ninguém

Edson Santos