Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home » Destaque » Bandidos estouram caixa eletrônico do Bradesco em Itaituba

Bandidos estouram caixa eletrônico do Bradesco em Itaituba

Bandidos estouram caixa eletrônico do Bradesco em Itaituba

Caixa eletrônico ficou danificado com a explosão, mas bandidos não conseguiram levar dinheiro

Caixa eletrônico ficou danificado com a explosão

Caixa eletrônico ficou danificado com a explosão

Mais uma ousada ação criminosa desafia as polícias Civil e Militar de Itaituba, no Oeste do Pará, que ultimamente vem tendo vários casos complexos, desde ao assassinato brutal da advogada Marta Leda, Hana Estela (sua filha) e a funcionaria Hellen Tainara, até um atentado contra a própria Polícia Militar, na Vila Caçula. O caso mais recente foi a tentativa de assalto ao caixa eletrônico do banco Brasileiro (Bradesco), instalado no prédio da Semdas, que amanheceu estourado no sábado, dia 1º de Março, após uma tentativa frustrada do autor ou autores em roubar todo o dinheiro ali depositado. Ocorreu apenas uma pequena explosão, insuficiente para atingir a parte onde estava o dinheiro.

Por volta de 9 da manhã de sábado, peritos do IML estiveram no local acompanhados de homens do Grupo Tático do 15º BPM, mas temendo algum incidente já que ainda haviam resquícios da explosão, não realizaram a perícia técnica, que foi feita somente no domingo com a presença do Grupamento Esquadrão Anti Bomba que chegou de Belém para dar apoio em Itaituba. Dentro da cabine do Caixa Eletrônico está visível a presença de materiais que deixam visível o uso de bombas, já que um fio ainda estava ligado ao caixa eletrônico.

Polícias Civil e Militar fazem as primeiras investigações

Polícias Civil e Militar fazem as primeiras investigações

Enquanto isso, o Caixa Eletrônico foi protegido por policiais militares para evitar que curiosos contaminassem o local do crime, haja vista que a perícia ainda não havia acontecido. Mas ao cobrir o crime ainda inusitado em Itaituba, a reportagem do IMPACTO verificou que mesmo se tratando de um Caixa Eletrônico de uma grande instituição, o mesmo não tem câmaras de circuito interno instalado, o que está dificultando o trabalho da Polícia em relação a encontrar imagens que possam identificar o autor ou autores da ação criminosa, que está dando grande repercussão a exemplo do tiroteio ocorrido entre policiais e bandidos na Vila Caçula, na semana passada.

 

Homens do Esquadrão Antibomba vieram de Belém para investigar tentativa de assalto

Homens do Esquadrão Antibomba vieram de Belém para investigar tentativa de assalto

ESQUADRÃO ANTIBOMBA RETIRA O QUE RESTOU DE EXPLOSIVOS DO CAIXA ELETRÔNICO: O explosivo instalado em um caixa eletrônico do Bradesco localizado na Semdas, em Itaituba, Oeste do Pará, em tentativa de roubo, foi desativado na manhã de domingo, dia 02, por homens do Comando Geral da Polícia Militar vinculado ao Comando Especial Contra Bombas. A operação comandada pelo capitão Dieferson Cardoso, com apoio do cabo Ramiro Gama e soldado Firmo Daniel, demorou menos de uma hora, tempo suficiente para a retirada do que restou do artefato colocado no interior do caixa eletrônico, pelos bandidos.

Numa rápida avaliação do caso, capitão Dieferson disse que o material encontrado é de forte emulsão, mas não se trata de dinamite, sim de outro explosivo que é muito utilizado para explodir pedras. Com a retirada do material o Instituo Médico legal poderá agora fazer sua pericia técnica em segurança, mas que continuará tendo apoio da Polícia Militar, por se tratar de um crime especializado.

A operação que exigiu todo cuidado necessário à equipe do Esquadrão Antibomba, teve início por volta de 12h20min, sendo concluído às 13h00min, com a operação sendo plena de sucesso. O material retirado pelos policiais vai se destruído em local apropriado para afastar definitivamente o risco de alguém vir a sofrer algum tipo de danos, por se tratar de explosivo de alto potencial de teor. Além do 15º BPM de Itaituba, o Comando de Operações Especiais teve apoio, também, de homens da Força Nacional.

Para salvaguardar o caixa eletrônico, o comando da Policia Militar continuou a proteção do local até que os peritos do IML possam fazer seu diagnóstico, mas o trecho da 5ª Rua que estava isolada já foi liberado para normalidade de tráfego. As peculiaridades técnicas desse tipo de explosivo são descritas por profissionais da área com as especificações abaixo:

IDENTIFICAÇÃO DO PERIGO – DE EXPLOSIVO DE EMULSÃO: Perigos mais importantes:- O nitrato de amônio contido nas emulsões explosivas é um produto oxidante, que contém oxigênio. Em caso de incêndio, esse material pode desprender oxigênio e aumentar o fogo. Exposto ao calor, o nitrato de amônio pode decompor-se, formando diversos produtos através de uma reação

– O nitrato de sódio é material oxidante. Se for colocado em contato com substâncias facilmente oxidáveis (madeira, papel, pós metálicos, enxofre, etc.), pode resultar violenta combustão ou explosão, após a ignição oriunda de qualquer fonte. Aumenta a inflamabilidade de qualquer substância combustível.

– Efeitos adversos à saúde humana: Durante o processo de fabricação da emulsão, em alguns casos o contato da massa com as mãos dos operadores pode causar forte irritação.

– Efeitos Ambientais: Uma explosão causada por emulsão explosiva, com certeza irá afetar a vegetação e os animais, através da liberação de calor e do deslocamento de ar.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

 

Check Also

Jone Edson Deriva  inscrita no CPF 616.834.349-00  TORNA PUBLICO que requereu junto a SEMMA NP sua (A A)  AUTORIZAÇÃO  AMBIENTAL

Jone Edson Deriva  inscrita no CPF 616.834.349-00  TORNA PUBLICO que requereu junto a SEMMA NP …