Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home » Destaque » NOTA DO EDITOR: APAGUEM O FOGO, O IBAMA ALOPROU!

NOTA DO EDITOR: APAGUEM O FOGO, O IBAMA ALOPROU!

NOTA DO EDITOR: APAGUEM O FOGO, O IBAMA ALOPROU!

Desmatam no interior de Novo Progresso, mas autoridades do IBAMA, no afã de coibir esse crime ambiental, sob olhar complacente de Promotores Federais,Deputados, Senadores, ministério do Meio Ambiente, incendeiam caminhões, tratores e barracos no meio da floresta. Fotos dos próprios funcionários do IBAMA mostram diariamente para o mundo o fogaréu devorando toras, caminhões, tratores e barracos no meio das matas já tão queimadas da Amazônia. É esse pessoal, ecologicamente irresponsável, e alguns bem truculentos que o governo e as Ongs internacionais escalam e financiam para combater desmatamento e queimadas por aqui?! Cadê o PV? Cadê o Podemos? Cadê o Governo? Cadê a responsabilidade?
IRRESPONSÁVEIS COMBATEM UM CRIME COM OUTRO CRIME
Incendiar toras, caminhões e máquinas em plena floresta é grave crime ambiental. E incêndio nessas circunstâncias é o que não falta em Novo Progresso, em ações conjuntas do IBAMA com a Força Nacional e, agora, nas chamadas e alardeadas operação, no município de Novo Progresso, PA, por meio de uma parceria do órgão ambiental nacional com a Polícia Militar provaram de vez a ineficácia e o perigo dessas ações, com a morte de um dos PMs que dava apoio a investida dentro da Flona Jamanxim.
Tratores, caminhões, barracos e toras queimadas teriam sido derrubadas ilegalmente. Os veículos consumidos pelas chamas seriam utilizados em seu transporte para destinos ainda não descobertos pela fiscalização ambiental.
Fogo na mata, ainda que ateado sob controle e com cuidados para que as chamas não se propagem é sempre muito perigoso. Eu li a descrição dos policiais sobre como aconteceu a morte do Sto. João Luis, da PM e fiquei analisando comigo, eles atearam fogo no barraco e foram embora. Como assim, deixaram uma imensa fogueira acesa dentro da mata? Sem querer eles nos contaram que na verdade o IBAMA não toma as devidas precauções para não causar na floresta o que tanto combatem, as queimadas.
E Mesmo quando o fogo não agride diretamente o ecossistema do seu entorno, com as labaredas, ele deixa seqüela ambientais. Que cenas deprimentes, barracos com tambores de óleo, e até onde eu saiba as carcaças dos veículos propositalmente incendiados passam a compor o cenário da área onde a fiscalização os destruiu; parte do óleo do câmbio, diferencial, motor e transmissões comprometem o lençol freático e, eventualmente, riachos. Quem causa esse desastre ambiental? Isso mesmo, o próprio IBAMA.
Novo Progresso e a Amazônia assistem impotentes esses tipos de incêndio em operações ambientais. Nenhuma voz se levanta nas Assembléias Legislativas estaduais e federais, nos gabinetes políticos e judiciais contra esse tipo de crime; o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual também não se manifestam.
Senhores delimitem os direitos e deveres ou ficaremos assistindo essa fiscalização ambiental tola e cara ao dinheiro do contribuinte. O desmatamento ilegal só é ilegal porque não foi autorizada pelo governo, que precisa fazer a sua parte. Para solicitar legalidade num desmate é preciso ter documentos da terra, mas dêem-nos os documentos, levantem-se e trabalhem pois quando fizerem a sua parte, devidamente legalizados todos vão pedir é a você governo incompetente para desmatar. Coloquem na legalidade, para exigir os limites do que as pessoas da Amazônia podem e não podem fazer.
Por Édio Rosa para site www.culturafm.amaisouvida.com.br

Check Also

Jone Edson Deriva  inscrita no CPF 616.834.349-00  TORNA PUBLICO que requereu junto a SEMMA NP sua (A A)  AUTORIZAÇÃO  AMBIENTAL

Jone Edson Deriva  inscrita no CPF 616.834.349-00  TORNA PUBLICO que requereu junto a SEMMA NP …