Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home » Destaque » Tribunal mantém condenação de réu por desmatamento no Assentamento Corta Corda em Santarém

Tribunal mantém condenação de réu por desmatamento no Assentamento Corta Corda em Santarém

Tribunal mantém condenação de réu por desmatamento no Assentamento Corta Corda em Santarém

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por unanimidade, negou provimento à apelação de um homem condenado pela prática do crime de desmatamento de 113,587 hectares de floresta nativa na Amazônia Legal – área de domínio público – sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O réu, segundo apurou a reportagem de O Impacto é Luiz Carlos dos Santos, foi condenado, em 1ª instância, à pena de 2 anos e 10 meses de reclusão e 20 dias-multa. A sentença do Juízo da 1ª Vara da Subseção Judiciária de Santarém/PA considerou as circunstâncias e as consequências concretas do crime reprováveis por se tratar de desmatamento em um dos biomas mais frágeis de todo o País.

Alega o apelante que, em razão da ausência de prova quanto ao tempo da realização da conduta delitiva, o princípio in dubio pro reo (na dúvida, em favor do réu) deveria ser aplicado, bem como o da irretroatividade da lei penal.

O relator, desembargador federal Ney Bello, votou no sentido de manter o cumprimento da pena (regime aberto) e de substituir a pena privativa de liberdade, anteriormente imposta, por duas restritivas de direito, sendo acompanhando pelo Colegiado.

Segundo o magistrado, na sentença recorrida, foi “devidamente aplicada a pena imposta ao réu, pois, conforme bem fundamentado pelo Juízo a quo, o desmatamento ocorrido na Amazônia, cuja floresta é vital ao equilíbrio ecológico, não somente para a região Norte, mas para todo o Brasil, vem causando enorme desequilíbrio”.

RG 15 / O Impacto com informações

Check Also

Homem é assassinado dentro de veículo em Moraes Almeida.

Homem é assassinado dentro de veículo em Moraes Almeida. O homicídio aconteceu por volta das …