Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home » Destaque » Santarém se torna referência em recuperação de peixes-boi

Santarém se torna referência em recuperação de peixes-boi

No PA, Santarém se torna referência em recuperação de peixes-boi

Centro de reabilitação que funcionava em Belém foi desativado.
Atualmente, 12 filhotes são tratados no zoológico de Santarém.

Do G1 Santarém

1 comentário
Atualmente, 12 filhotes são tratados no zoológico de Santarém (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Atualmente, 12 filhotes são tratados no zoológico de Santarém (Foto: Reprodução/TV Tapajós)

O zoológico de Santarém, no oeste do Pará, se tornou o único do Pará a oferecer tratamento especializado na recuperação de filhotes de peixes-boi, depois que o centro de reabilitação, que funcionava em Belém, foi desativado.

Atualmente, 12 animais dessa espécie estão sendo tratados no local. Boa parte dos filhotes foi encontrada sozinha. Na maioria das vezes, a mãe é capturada por caçadores ilegais.

O zoológico iniciou a implantação do projeto em 2009. Quatro anos depois, o centro já está praticamente todo estruturado, com 10 piscinas. O local ganhou este ano uma lancha e um carro para auxiliar nas operações de reintegração dos animais na natureza, contando com dois tratadores e com a capacidade para atender 30 animais.

“Isso é fruto de um trabalho que foi feito em processo lento. Estamos com tratadores treinados, corpo técnico qualificado e com infraestrutura boa. Isso faz com que Santarém seja um centro importante. Todos os municípios que fazem parte da região oeste são abrangidos por este trabalho”, declarou o especialista em fauna silvestre, Jairo Moura.

“Uma etapa que está sendo fundamental é a procura do local de soltura para que tenhamos sucesso na reabilitação desses animais”, informou o biólogo do zoológico, Sidcley Matos.

Devido ao fato de o município estar localizado entre Belém e Manaus, a instituição se destaca como referência na região, no tratamento do animal. “Esses animais chegavam aqui no zoológico, os técnicos vinham buscar e levavam para esses centros”, completa Matos.

O zoológico foi implantado em Santarém em 2009. No espaço de 147 hectares há mais de 100 espécies de vegetais e aproximadamente 600 animais. O local surgiu diante da necessidade de abrigar a grande demanda de animais que eram apreendidos nas operações dos órgãos de segurança ambiental.

Zoológico conta com 10 piscinas para o tratamento dos filhotes de peixe-boi (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Zoológico conta com 10 piscinas para o tratamento dos filhotes de peixe-boi (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
tópicos:

Check Also

CASTELO DOS SONHOS – POLÍCIA MILITAR É ACIONADA DURANTE TENTATIVA DE HOMICÍDIO, UM DOS SUSPEITOS FOI BALEADO E COMPARSA FOGE.

CASTELO DOS SONHOS – POLÍCIA MILITAR É ACIONADA DURANTE TENTATIVA DE HOMICÍDIO, UM DOS SUSPEITOS …