Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home » Destaque » Novo Progresso tem 6 médicos cubanos que estão prestes a sair do país

Novo Progresso tem 6 médicos cubanos que estão prestes a sair do país

Não sabemos ainda o real impacto que vai recair sobre a população mais pobre do município após o rompimento do contrato entre o governo de Cuba e do Brasil no Programa Mais Médicos. O governo cubano anunciou o fim da participação de médicos cubanos no programa, que atendia prioritariamente à população em municípios e localidades identificados pelo governo federal com baixo atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Novo Progresso desde a criação do programa no estado do Pará , em 2013 -, começou com 2 médicos atendendo à população carente do municipio, hoje são seis os profissionais da saúde que atende a população nas comunidades e nos bairros da cidade. Novo Progresso sempre teve dificuldade para contratar profissionais da área, por causa da distância e complexidades para fazer o atendimento necessário.

Nossa região é a que apresenta a pior concentração de médico por habitante do país. Os gestores municipais não conseguem manter profissionais de saúde nos municípios, mesmo oferecendo altos salários e boas condições de trabalho, como unidade de saúde equipada, aparelhos para exames e medicamentos.

Todas as administrações que passaram por aqui [Novo Progresso] enfrentaram problemas para conseguir manter médicos residentes no municipio para atender as comunidades. Ainda me lembro quando estava diante a Câmara Municipal , o prefeito da época chegou oferecer salários altíssimo para profissionais brasileiros, que nunca se interessaram em vir trabalhar em Novo Progresso.

Em Novo Progresso os médicos atendem nos seguintes PSF:

*DR. Henrique Lima de Meneses (Jardim Planalto);
*Dr. Isaias Pinheiro Antunes (Juscelândia);
*Jardim América;
*Distrito de Vila Isol (Km 1000);
*Comunidade de Alvorada da Amazônia;
*Comunidade de Santa Julia;
*Comunidade de Riozinho das Arraias.
*PSF do Lago
*PSF Setor Industrial

Fonte: Blogdoadecio

Check Also

Ibama embarga oito mil hectares em Mato Grosso e aplica multa de R$ 37 milhões

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis com apoio da …