Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home » Notícias » Novo Progresso-'Luz p/ Todos' energia chega a famílias do PDS Nelson Oliveira e Vicinal Guisa

Novo Progresso-'Luz p/ Todos' energia chega a famílias do PDS Nelson Oliveira e Vicinal Guisa

2018Em Novo Progresso-‘Luz p/ Todos’ energia chega a famílias do PDS Nelson Oliveira e Vicinal Guisa

Moradores de comunidades da região, mas especificamente PDS Nelson Oliveira e Vicinal na Guisa, localizados no setor norte do munícipio de Novo Progresso(Próximidades Riozinho das Arraias) “que até bem pouco tempo precisavam recorrer à lamparina ou lampião para iluminar as noites, agora passam a contar com luz elétrica

em suas casas, resultado da expansão do programa ‘Luz para Todos’ na zona rural” Disse o vice-prefeito Gelson Dill à nossa reportagem.

Segundo Dill, as próximas comunidades a serem atendidas no município pelo Projeto Luz para Todos, serão Vicinal Canãa e Terra Nossa, cujas obras devem começar em breve pela empresa responsável.

“Esse programa não é da prefeitura de Novo Progresso, mas se a gente não correr atrás, não vem, ou mandam para outras localidades. Esse papel da prefeitura local, encaminhar as solicitações ao Comitê Gestor, acompanhar e cobrar execução das obras e garantir algum suporte necessário”, disse o vice prefeito, no último dia 16 de julho.

“Não era nada fácil. A gente usava lamparina e quando acabava o gás era preciso ir lá em Progresso e as vezes era ruim de ônibus. Os nossos alimentos estragavam porque não tinha geladeira. Era uma vida muito difícil, não gosto nem de lembrar”, lembra o agricultor Valdeci.

Atualmente, o agricultor vive uma realidade muito diferente, pois é um dos clientes que foi beneficiado pelo Programa Luz para Todos, que leva energia elétrica às zonas rurais do município de Novo Progresso.
Nos anos recentes, centenas de famílias progressenses foram contempladas com o Luz Para Todos. As obras agora retomadas pela Celpa, farão a “luz” chegar a outras centenas de moradores do interior.

Para o executivo de Expansão da Celpa, Lúcio Oliveira, a chegada da energia possibilita a integração de programas sociais e ações de atendimento de serviços básicos como educação, saúde, abastecimento de água, e ainda as políticas de incentivo à agricultura familiar, aos pequenos produtores e comerciantes locais. “Levar energia a lugares distantes, antes tão poucos habitados, nos deixa felizes principalmente porque a partir da implantação da energia elétrica, as comunidades passam a viver um novo processo de transformação”, reforçou o executivo.

Acesso ao programa
Moradores de áreas rurais que ainda não possuem energia elétrica, podem fazer o pedido da ligação diretamente à Celpa. Para o cadastro, que é gratuito, deve ser apresentado o documento de identificação e o endereço da propriedade a receber a ligação. A partir daí os pedidos serão encaminhados ao Ministério de Minas de Energia, para que as obras sejam realizadas de acordo com os critérios de prioridades definidos pelo Programa.

Por Central de Jornalismo 87.9 FM – Édio Rosa

Check Also

Mulher morre em acidente de carro em região garimpeira de Itaituba

Itaituba Acidente aconteceu na manhã deste domingo (12); Sete pessoas estavam no veículo, segundo moradores. …