Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home » Destaque » Irmãos condenados por mandar matar prefeito são transferidos para presídio de Itaituba

Irmãos condenados por mandar matar prefeito são transferidos para presídio de Itaituba

Irmãos condenados por mandar matar prefeito são transferidos para presídio de Itaituba

Prisão dos acusados aconteceu esta semana nos municípios de Trairão e Novo Progresso; assassinato foi em outubro de 1988.

Na tarde desta quinta-feira (17), os irmãos José Airton dos Santos, de 42 anos e Valdivino Teodoro dos Santos (ex-vereador), de 55 anos, foram transferidos para o presídio de Itaituba. Eles foram condenados pela justiça do Paraná, acusados de mandar matar o prefeito do município de Laranjal, no estado do Paraná, Vicente José da Costa, há mais de 20 anos.

A prisão

Os irmãos foram presos em uma operação da Polícia Civil do Estado do Pará por intermédio da Superintendência Regional do Tapajós, denominada de “Occultatum”, realizada na última quarta-feira (16), nos municípios de Trairão, em específico no Distrito de Caracol, onde Valdivino morava, e Novo Progresso, onde José Airton residia.

De acordo com informações apuradas, desde à época do crime, eles estavam na condição de foragidos e viviam tranquilamente desde 2001 na região de Trairão e Novo Progresso, sendo inclusive bem conhecidos nos municípios. Somente os executores do crime foram presos na época, julgados e condenados pela justiça.

A exitosa Operação Policial teve participação dos Delegados Vicente Gomes da Superintendente Regional do Tapajós, João Milhomem, de Trairão, Conrado Wolfring, de Novo Progresso, dos agentes Jhonata, Rogério e Rafael e de policiais civis de Itaituba, Trairão e Novo Progresso.

A morte 

O prefeito do município de Laranjal, estado do Paraná, Vicente José da Costa, estava na própria chácara, cerca de 11 km de Laranjal, quando foi morto com vários tiros. De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), a ação criminosa teria motivação política.

Condenação

O Tribunal do Júri de Palmital, na região central do Paraná, condenou o ex-vereador Valdevino Teodoro dos Santos, de Laranjal, também no centro do estado, a 18 anos de prisão por ser um dos mandantes da morte do prefeito. O irmão, José Airton dos Santos, foi condenado a 16 anos de prisão.  Os dois, irmãos do vice-prefeito na época,  foram condenados pelo crime de homicídio triplamente qualificado.

Fonte: Plantão 24 horas News e Junior Ribeiro

Check Also

A indústria e comércio de madeira Vale do Caracol Eireli ( MADECOL) Torna publico que requereu sua Licenca de operação (LO)

A indústria e comércio de madeira Vale do Caracol Eireli ( MADECOL) inscrita no CNPJ …