Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home » Destaque » Governo Federal cria grupo interministerial para garantir a segurança da população de Barcarena

Governo Federal cria grupo interministerial para garantir a segurança da população de Barcarena

Iniciativa do ministro Helder Barbalho, da Integração, em parceria do Ministério do Meio Ambiente, visa avaliar, acompanhar e definir ações com responsabilidade social e ambiental

Em busca de soluções efetivas que preservem à população atingida por rejeitos da barragem da mineradora Hydro no município de Barcarena (PA), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, garantiu mais uma atuação do Governo Federal. Será criado um grupo interministerial com membros dos ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente com o objetivo de avaliar com transparência a ocorrência sob os aspectos do meio ambiente, Defesa Civil Nacional, segurança e desenvolvimento regional. Esse foi o resultado de sua reunião com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, nesta segunda-feira (26), por solicitação de Helder Barbalho.

“O Ministério da Integração Nacional estará presente para fazer a avaliação, o acompanhamento e garantir que a população tenha soluções definitivas que tragam tranquilidade, preserve os empregos, o desenvolvimento e a importância econômica. Tudo com absoluta responsabilidade social e ambiental”, afirmou Helder Barbalho. O ministro aponta que uma das maiores preocupações do Governo Federal é com as comunidades localizadas próximas à mineradora que estão sofrendo as consequências, incluindo a falta de acesso à água potável. Para atender a população atingida, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Defesa Civil Nacional, já disponibilizou 15 mil galões de água mineral. De acordo com o ministro, devem ser avaliados também os impactos ambientais e sociais na região.

“Devemos ter cautela ao tomar decisões, mas, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e claro, a qualidade de vida da população local. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por orientação do ministro Sarney Filho, já está tomando as suas providências”, disse o ministro da Integração. “Em conversa com o ministro da Integração, nós evidentemente não queremos a punição, queremos a correção. Por isso, por sugestão dele vamos criar um grupo de acompanhamento, que vai servir pra dar maior transparência e segurança à população daquela região”, concluiu o ministro Sarney Filho.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ministério da Integração Nacional

Check Also

Auditor da Receita Federal é anunciado por Moro para comandar Coaf

Auditor da Receita Federal é anunciado por Moro para comandar Coaf   O futuro ministro …