Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home » Estado do Pará e Região » Governo constroi hospital em Castelo de Sonhos

Governo constroi hospital em Castelo de Sonhos

sudoeste do Pará

Iniciado na primeira gestão do governador Simão Jatene, o projeto de ampliação e interiorização da rede hospitalar do estado vem mudando a realidade da saúde pública no Pará. Com a construção de 11 hospitais regionais de média e alta complexidade, a população ganhou atendimento de qualidade nos quatro cantos do Estado. E até o fim de 2018 serão 26 hospitais nas 12 regiões de integração, com a oferta de 3.457 leitos, um aumento de 554% em relação a 2003. Além disso, o governo está viabilizando obras de construção, reforma e ampliação de hospitais de pequeno porte, como é o caso do novo Hospital de Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira, na região do Xingu, sudoeste do estado.

O resultado disso é a descentralização e o fortalecimento dos serviços de saúde no interior, com a implantação de projetos como o de Requalificação dos Hospitais Municipais, como ocorre em Castelo dos Sonhos.

A nova unidade do distrito já está com 55% das obras executadas. “Toda a estrutura de concreto do prédio já está pronta” informa o engenheiro Paulo Francinette, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas. A cobertura, com telhas termoacústicas para minimizar gastos com energia, refrigeração e controle de ruídos externos, também já foi concluída. “Agora os operários estão trabalhando nas instalações elétrica e hidráulica, e ainda no revestimento interno e no assentamento de pastilhas na área externa do bloco”, esclarece o engenheiro.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o novo Hospital Castelo de Sonhos é uma unidade de Pequeno Porte (HPP), para 20 leitos, com área de expansão para até 60. Mas inicialmente, ofertará apenas o serviço de Urgência e Emergência. O hospital é de grande importância para população e na região onde está localizado, próximo a rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), de difícil acesso por não possui nenhum estabelecimento que faça atendimento de urgência e emergência. Orçada em R$ 16.120.509,89, a obra deve ser concluída até o final deste ano.

Fiscalização

O Governo também trabalha na finalização das obras de outros hospitais municipais que estão sendo requalificados e equipados com recursos exclusivos do governo do Pará, nos seguintes municípios: Abaetetuba; São Caetano de Odivelas; Concórdia do Pará; Mojuí dos Campos; Jacareacanga; Salvaterra; Novo Progresso; Garrafão do Norte e Ipixuna do Pará.

Além desses, há previsão também de entrega para este ano dos cinco novos hospitais estaduais de alta e média complexidade, que estão sendo construídos no interior: os regionais de Itaituba e Castanhal; Abelardo Santos (Icoaraci); Hospital Materno-infantil de Capanema e Hospital Materno-infantil de Barcarena.

Por Marlicy Bemerguy

Check Also

Secretario de Agricultura incentiva producao de Leite para melhorar economia na Regiao

na manha desta quinta feira o Secretário de agricultura Joao Borges e seu acessor. Gilberto …