Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home » Destaque » Entenda o que está acontecendo hoje em Brasília

Entenda o que está acontecendo hoje em Brasília

Entenda o que está acontecendo hoje em Brasília

Temer será imediatamente afastado?

Não. Após a votação na Câmara, o Supremo Tribunal Federal ainda terá que decidir se acolhe ou não a denúncia. Se o STF acolher, Temer será afastado por 180 dias e julgado por corrupção passiva. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), assumirá a Presidência da República nesse período.

Se a Câmara não admitir a denúncia, o que acontece?

Nesse caso, a denúncia será suspensa até o fim do mandato de Temer, em 31 de dezembro do ano que vem. Quando deixar a Presidência, Temer poderá ser novamente denunciado e julgado em primeira instância, sem foro privilegiado.

De onde vem a acusação contra o presidente?

Esta é a primeira vez que um presidente da República é acusado formalmente de crime comum no exercício do cargo. A denúncia de Temer por corrupção passiva tem como base a delação dos donos e executivos do grupo J&F, do qual o frigorífico JBS faz parte. Tudo começou a partir da delação premiada do empresário Joesley Batista, que revelou uma gravação feita às escondidas no Palácio do Jaburu, em março deste ano. Na denúncia, o presidente é apontado como beneficiário final da mala com R$ 500 mil de propina pagos pela JBS ao ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), seu ex-assessor no Palácio do Planalto.

Fonte: Gazeta do Sul

Check Also

Cerca de 1 milhão e 300 mil paraenses estão em situação de extrema pobreza, aponta IBGE

Cerca de 1 milhão e 300 mil paraenses estão em situação de extrema pobreza, aponta …