Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home » Economia » A luta continua, no oeste e em Brasília

A luta continua, no oeste e em Brasília

A luta continua, no oeste e em Brasília.

A luta pela criação do Estado do Tapajós leva em consideração questões jurídicas e legislativas.

Atualmente, o Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós-ICPET trabalha em três projetos na luta pela criação do novo estado. Além da manifestação popular na região do Tapajós, a maioria das frentes de trabalho tramita em Brasília.

 “Existem alguns caminhos que já estão postos. Um deles é a coleta de assinatura que está acontecendo desde o Plebiscito de 2011 e tem a responsabilidade de arrecadar 500 mil assinaturas. ” explicou o presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão.

Mas os trabalhos, segundo ele, já estão avançados no Congresso Nacional. “Temos três Projetos de Emenda à Constituição (PEC) que pedem, basicamente o que a gente pede no Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip), que é uma votação plebiscitária para a divisão territorial de Estados no Brasil aconteçam a partir da área que quer se desmembrar, no caso, a partir dos 23 municípios aqui da região oeste do Pará. “, acrescentou Jean Carlos, enfatizando que a luta pelo novo Estado deve levar em consideração também questões jurídicas.

 “Vamos verificar junto com à diretoria eleita como vamos articular junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) essa possibilidade de, juridicamente, a gente conseguir criar o Estado”, concluiu o presidente do ICPET.


Check Also

Funcionários do Hospital Regional de Itaituba são dispensados sem ser pagos por empresas

  Funcionários do Hospital Regional de Itaituba são dispensados sem ser pagos por empresas Vereador …